terça-feira, 17 de novembro de 2015

Atores Internacionais que se foram - Parte 3

Alexander Godunov (“Duro De Matar”)




Em 18 de maio de 1995, os amigos de Godunov ficaram preocupados quando ele deixou de atender ou ligar para os mesmos. Uma enfermeira, que não o via desde 8 de maio, encontrou o seu corpo na casa do ator na Califórnia. Ele faleceu devido a complicações da hepatite devido ao alcoolismo crônico.

John Matuszak (“Os Goonies”)


O ator faleceu em 17 de junho de 1989, aos 38 anos, por uma overdose de dextropropoxyfeno (analgésico, substância também encontrada na cocaína), agravado por uma insuficiência cardíaca, decorrente de anos tomando esteroides anabolizantes, e uma pneumonia.

Walter Matthau (“Dennis, o Pimentinha”)



O ator faleceu em 1 de julho de 2000, aos 79 anos, após uma série de problemas de saúde no decorrer dos anos.
Em 1966 ele teve um ataque cardíaco e mais tarde foi diagnosticado com duas formas de câncer. Em 1976, ele fez uma cirurgia de ponte de safena. Em 1993, ele foi hospitalizado novamente com pneumonia bilateral. Em 1995, ele teve um tumor benigno no cólon. Em 1999, ele foi internado novamente com pneumonia, onde foi diagnosticado com câncer de novo, o qual levaria sua vida.

Harold Ramis (“Os Caça-Fantasmas”)


Faleceu em 24 de fevereiro de 2014, aos 69 anos, em decorrência de um tipo raro de vasculite autoimune, que provoca o inchaço dos vasos sanguíneos.

Richard Kiel (“007 – O Espião que me Amava”)


Kiel morreu de possível infarto agudo do miocárdio e doença arterial coronariana, três dias antes de seu 75º aniversário, em 10 de setembro de 2014.

Jonathan Brandis (“A História Sem Fim II”)



Em 12 de novembro de 2003, Brandis se suicidou com uma corda de nylon após voltar de um jantar com os amigos. Ele não deixou nenhum tipo de recado. O jovem bebia moderadamente e havia parado de fumar havia dois anos, no entanto, segundo um amigo do ator, na noite do suicídio, ele havia bebido muito e dizia que poderia se matar. O ator estava bastante decepcionado com sua participação no filme “A Guerra de Hart”, um papel que ele dizia que seria sua volta, porém as cenas em que ele aparecia acabaram por ser cortadas na versão final do filme.


Londres, 7 de junho de 2015.

O ator britânico Christopher Lee, de 93 anos, morreu em decorrência de problemas respiratórios, no Hospital Chelsea e Westminster, em Londres. Entre os principais papeis de Lee no cinema estão o vampiro Drácula, nos anos 1950 e 1960, e o antagonista Saruman, das sagas "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit", Lord Dukan (nome mudado aqui no Brasil, claro por questões obvias pois o original em Star Wars é Duku, então dá para se imaginar a situação aqui, na hora de se dublar...)




A Morte de Sieghardt Rupp - Especial Brasil
Sieghardt Rupp
Recebi em 31 de maio de 2016, a informação da morte do ator austríaco Sieghardt Rupp através do amigo e parceiro, Tom Betts dos USA que por falta de informações e divulgação não foi noticiado na imprensa mundial, mas independente de ter passado quase um ano, este grande ator terá aqui neste espaço a sua simples e humilde homenagem.
Sieghardt Rupp nasceu em 14 de junho de 1931 em Bregenz, Vorarlberg, Áustria e tem em sua carreira aproximadamente 100 trabalhos realizados para o cinema, televisão e o teatro conforme banco de dados do IMDB. Ele se formou na Academia de Comércio em Viena, em seguida, entrou para o seminário em Max Reinhardt. Fez sua estreia como ator em 1954, quando trabalhou no teatro em Klagenfurt.
A partir de 1956 ele se apresentou no Salzburger Landestheater e em 1958 estrelou Landestheater Linz e foi um empregado da Volkstheater Wien até 1959. Ele fez mais de 55 apresentações no cinema e TV com inicio em 1959 e atingiu o pico em sua carreira na década de 1960 e se tornou conhecido por suas performances em gangster no cinema europeu na década de 1960 onde ele normalmente era bem retratado como um bandido ou mercenário.
Sua aparência com voz inconfundível, traços latinos e aparência notável o levou a co-estrelar significativamente alguns vários Westerns Espaghetti como um provável mexicano.
Bons filmes como "A Grande Escapada" (1966) e "Carne para Abutres" (1964) fizeram acentuado sucesso e são cultuados até os dias de hoje pelos fãs mas o seu desempenho mais notável no entanto foi no seu papel como “Esteban Rojo” de Sergio Leone em 1964 na produção de "Por um Punhado de Dólares" ao lado de Clint Eastwood e Gian Maria Volontè. Ele apareceu em muitos outros Westerns na década de 1960, "Johnny Texas" [1000 Dollari Sul Nero] (1966) ao lado de Anthony Steffen e Gianni Garko, embora também tenha atuado na aventura romântica "Angelique e o Sultan" [França] em 1968.
No filme "Por um Punhado de Dólares", Esteban Rojo (Sieghardt Rupp) mostra em seu papel até que ponto ele é perverso executando a sangue frio, Consuelo Baxter (Margarita Lozano) esposa de John Baxter (Wolfgang Lukschy). Esteban Rojo é o último personagem a morrer neste filme o qual é alvejado pelo velho proprietário do hotel "Silvanito" (José Calvo) salvando Joe (Clint Eastwood) de ser morto traiçoeiramente por ele. Caindo da janela do primeiro andar de um prédio, ele leva em seu rosto o sangue do último bandido morto da gangue de Ramón Rojo (Gian Maria Volontè).
Outra grande curiosidade neste filme é a identificação de um dos cinco atores mortos no duelo final. Não se sabe por que Leone não fez o “close” no rosto de um dos atores. Pode ter sido uma falha na edição, mas estou falando de Fausto (Henrique Santiago) o pistoleiro de Poncho que está posicionado atrás de Rojo e é de difícil identificação, mas com ajuda de amigos europeus, consegui a resposta.
Durante os anos 1970, sua carreira cinematográfica reduzia, no entanto, ele interpretou posteriormente vários personagens de TV, com intenso sucesso principalmente na série "Tatort" como o investigador Kressin entre 1971 e 1973.
A partir de 1985, voltou ao teatro e apresentou-se no Teatro "in der Josefstadt" em Viena. Aposentou-se do cinema e da televisão como ator em 1995. Foi casado com Gotlinde Rupp e deixou um filho.
Rupp viveu em Viena no final de sua vida vindo a falecer em 20 de julho de 2015, e segundo jornais de Viena por um acidente vascular aos 84 anos de idade. Mais uma grande perda para o cinema e para os fãs do Espaghetti Western em todo o mundo. Descanse em Paz [R.I.P]
Sieghardt Rupp * Filmografia Espaghetti Western
Última Cavalgada (1964) Der letzte Ritt nach Santa Cruz [28 Março 1964] (Alemanha) Fernando
Johnny Ringo... O Matador (1966) Wer kennt Johnny R.? [19 Maio 1966] (Alemanha) Captão Jason Conroy
Um Homem Chamado Gringo (1965) Sie nannten ihn Gringo [21 Junho 1966] (Espanha) Reno
Johnny Texas (1966) 1000 dollari sul nero [18 Dezembro 1966] Ralph
Carne para Abutres (1964) Frontier Hellcat, Unter Geiern [05 Agosto 1966] (França) Preston
Por Um Punhado de Dólares (1964) Per un pugno di dollari [12 Setembro 1964](Itália) Esteban Rojo
O Império do Leão de Prata (1968) Kingdom of the Silver Lion [11 Março 1968] (Espanha/Alemanha) Abu Seif

Foto: Carne para Abutres (1964) Frontier Hellcat, Unter Geiern [05 Agosto 1966] (França)



Nenhum comentário:

Postar um comentário