quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Inspetor Buginganga

Inspector Gadget


Inspector Gadget
Inspector Gadget (PT)
Inspetor Bugiganga (BR)
InspectorGadget.jpg
Logotipo do desenho e seus personagens principais.
Informação geral
Formato
Género
Duração
22 minutos
Criador(es)
Bruno Bianchi
Jean Chalopin
Andy Heyward
Desenvolvedor(es)
Jean Chaplin
País de origem
Idioma original
Produção
Produtor(es)
Elenco
Don Adams
Holly Berger
Frank Welker
Maurice LaMarche
Exibição
Emissora de
televisão original
Transmissão original
N.º de temporadas
2
N.º de episódios
86
Inspetor Bugiganga (título no Brasil) ou Inspector Gadget (título em Portugal) é um desenho animado franco-americano-canadense. Narra as aventuras de um inspetor policial que ao sofrer um acidente, foi transformado numa espécie de robô com mil e uma bugigangas diferentes pelos policiais que exerciam o projeto secreto "bugiganga".
Porém o maior vilão da cidade, causador do acidente do inspetor, perdeu sua mão no tal acidente e se transformou no "Dr. Garra". Agora bugiganga tem que salvar o mundo dos crimes do Dr. Garra, que acha que bugiganga o fez perder a mão e por isso vive tentando destruí-lo.
No Brasil a série fora exibida primeiramente pela Rede Record e mais tarde pelo SBT na década de 90, recentemente voltou ao ar pela Rede Aparecida (através do Clubti) em 1 de outubro de 2012. Em Portugal a série foi exibida primeiramente pelo Canal 1 no início da década de 90 na versão francesa com legendas em português, mais tarde pela SIC em 1994 na versão americana, mas dobrada em português, pelo Canal Panda de 2009 a 2011 com a mesma dobragem da SIC, pelo KidsCo e pela SIC K em 2011 e2012.
Personagens
Inspetor Bugiganga (Inspector Gadget)
É um detetive ciborgue muito trapalhão. Em quase todos os casos que são atribuídos comete erros estúpidos, confundindo pessoas inocentes com os inimigos, e acreditando que os verdadeiros inimigos são boas pessoas, mesmo quando estes usam os uniformes de bandidos bem à vista. Sua inépcia arrasta-o muitas vezes em perigo, mas ele sempre consegue fugir usando uma de suas bugigangas ou com a ajuda de sua sobrinha Penny.
O personagem foi baseado no Agente 86 e o Inspetor Clouseau da Pantera Cor de Rosa. Originalmente quando foi criado no episódio piloto de 1983 ele tinha bigode, mas o bigode foi removido pelo resto da série. Na dublagem da Record era chamado de Inspetor Gandaia.
Penny
É a sobrinha do Bugiganga. Bugiganga é seu guardião dela, embora geralmente pareça que ela é a guardiã dele. Penny tem cabelo loiro e olhos verdes, usa quase sempre uma camisa vermelha com uma faixa colorida no centro e um par de calças verdes com manchas brancas sobre os joelhos. Apesar de muitos acharem que o herói é seu tio, ela é a real responsável pelo fracasso dos planos malignos do "Dr. Garra". Sua ferramenta de combate ao crime é um livro-computadorde alta tecnologia, capaz de decifrar códigosedifícios e prevalecem sobre qualquer tipo de máquina ou dispositivo. Usando seu computador, Penny é capaz de [Monitoramento|monitorar]] tudo o que acontece com Bugiganga e - com a ajuda de seu cão Crânio - ajudar a evitar muitos desastres potenciais causados ​​por ele mesmo. Na Record seu nome era Serena.
Crânio (Brain)
É o cão antropomórfico de Penny. Ele é o responsável por manter Bugiganga longe dos perigos. É um mestre dos disfarces sempre se disfarçando para tentar se aproximar do inpetor. Embora Bugiganga sempre se mantenha em contato com Crânio, ele nunca o reconhece em suas investigações geralmente o confundindo com um dos agentes loucos do Dr. Garra. Sua coleira é equipada com um sistema de comunicação de vídeo retráctil ligado a uma porta do livro-computador e relógio de Penny para ela o monitorizar ou mandar um aviso da localização de Garra e seus capangas. Sua raça é desconhecida, embora pudesse ser um golden retriever. Na dublagem original seu nome é Cérebro.
Dr. Garra (Dr. Claw)
É o arqui-inimigo da série líder de uma organização criminosa conhecida como MAD. Fala com voz profunda e ameaçadora, e seu rosto assim como o resto de seu corpo nunca são mostrados, sendo apenas braços e mãos enluvadas visíveis mesmo diante do computador. Mesmo que ele esteja ciente de Bugiganga, acredita que o Inspetor é o seu pior inimigo e não percebe que são realmente Penny e Crânio que frustram seus planos. Seu animal de estimação, que está sempre ao seu lado, é um gato gordo chamado Gato Louco. Em alguns episódios, o gato tenta fazer algo simples, mas sempre falha, geralmente porque Garra bate na mesa. O gato não tem voz, mas quando Garra ri, ele ri, também. Dr. Garra certas semelhanças com o Ernst Stavro Blofeld dos filmes do James Bond. Na Record seu nome era Doutor Sinistro.
Chefe Quimby (Chief Quimby)
É o chefe do Inspetor Bugiganga. Aparece no início de cada episódio para confiar as missões a Bugiganga e explodir com a mensagem que se auto-destrói, porque o Inspetor sempre esquece. Aparece novamente no final do episódio de felicitar Bugiganga do bom trabalho sem saber como ele faz isso. Possui certas semelhanças com o inspetor-chefe Dreyfus de a Pantera Cor de Rosa, enquanto que suas "mensagens explosivas" lembram o filme Missão: Impossível.
Tommy, o Voador
Um sujeito esquisito que passa a ajudar Bugiganga em suas investigações. Sempre trajando um estranho uniforme de super herói, acredita que pode mesmo voar, o que só acontece quando intercepta uma das mensagens do Chefe Quimby, usando o impulso da explosão pra voar. Como Bugiganga, é muito atrapalhado e nunca reconhece um agente louco bem á vista, além de também confundir Crânio com um bandido.
Dublagem Brasileira
1ª dublagem
·         Jorge Pires - Bugiganga
·         Márcia Gomes - Penny
·         Francisco Borges - Thommy
·         Mário Jorge - Chefe Quimby
·         José Parisi Jr. - Dr.Garra
·         Versão Brasileira: Maga, BKS, Delart e Herbert Richers
Dobragem Portuguesa
·         Carlos Macedo - Inspector Gadget
·         Alexandra Sedas - Penny
·         Rui de Sá - Dr. Claw e Chefe Quimby
·         Peter Michael - Agentes MAD
·         Carla de Sá - Atsuko
Reboot
Inspetor Bugiganga 2.0
Inspector Gadget 2.0
Informação geral
Formato
Duração
11 minutos
Exibição
Emissora de
televisão original
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a4/Flag_of_the_United_States.svg/22px-Flag_of_the_United_States.svg.png Estados Unidos
Cartoon Network
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/05/Flag_of_Brazil.svg/22px-Flag_of_Brazil.svg.png Brasil
Boomerang
Transmissão original
2015
N.º de temporadas
TBA
N.º de episódios
52 (Confirmados)
A produtora canandense DHX Media confirmou para 2015 o lançamento de "Inspector Gadget 2.0", nova animação do "Inspetor Bugiganga". Com 52 episódios de 11 minutos de duração cada, o desenho animado traz todos os personagens da série clássica de 1983, agora com novo visual e totalmente em computação gráfica.
Tema de abertura


Inspector Gadget (filme)



Inspector Gadget (brInspetor Bugiganga / ptInspector Gadget) é uma produção cinematográfica estadunidense, do gênerocomédia, lançado em 1999,pelos estúdios Walt Disney Pictures,baseado no desenho dos criadores Bruno Bianchi,Jean Chalopin eAndy Heyward.
Durante uma tentativa de resgate totalmente atrapalhada, John Brown, um segurança ingênuo e despreparado, é dividido em mil pedaços pelo terrível e nefasto Dr. Claw. Para não perder a grande oportunidade de mostrar sua capacidade como cientista de robótica, a brilhante Dra. Brenda entra em ação. Juntando todos os pedaços de John, ela cria o inspetor Bugiganga.
Elenco
·         Matthew Broderick — Oficial John Brown / Inspector Gadget/Bugiganga / Robot-Gadget
·         Rupert Everett — Dr. Sanford Scolex / Dr. Claw
·         Joely Fisher — Dr. Brenda Bradford / RoboBrenda
·         D. L. Hughley — Gadgetmóvel-ou Gadgetmobile (voz)
·         Michelle Trachtenberg — Penny
·         Cheri Oteri — Mayor Wilson
·         Dabney Coleman — Chefe Quimby
·         Andy Dick — Kramer
·         Michael G. Hagerty — Sikes
·         Rene Auberjonois — Dr. Artemus Bradford
Recepção
O filme arrecadou $ 134.400.000 dólares ao redor do mundo, e, nos Estados Unidos, sua estréia foi de um orçamento de US $ 75 milhões que fazem dela um sucesso de bilheteria.
No Reino Unido, o filme arrecadou pouco mais de £ 7.000.000, com uma carta do escritório de top 10 caixa de corrida de 2-2-2-3-6-8-8-8. O filme recebeu diversas críticas negativas nos jornais.
Muitos fãs da série animada sentiram o filme era em si muito mais escuro que a série original, que sempre foi alegre, em tons infanto-juvenis. Alguns exemplos são do Sr.Scolex,o Garra, cometer assassinato e mais tarde electrocutar um de seus asseclas, com um capacete eletrônico (embora este último teve mais de um efeito cômico).
Inspetor Bugiganga 2
O primeiro filme gerou uma sequência para introduzir mais um personagem, IG-2(Elaine Hendrix). A personagem, IG-2, uma fêmea robô Bugiganga, é introduzida.Bugiganga tem um amor platônico por sua cópia robótica evoluída.Bugiganga mais uma vez torna-se desajeitado,ignorante,com defeitos de comandos em suas ciberbugigangas e a face do Dr.Garra nunca é vista. Além disso, Brenda Bradford está ausente, e todos os personagens são interpretados por atores diferentes, como o francês French Stewart no papel do Inspetor Bugiganga e Tony Martin no papel do Dr. Garra.
DiC Entertainment lançou um filme de animação,de um processo chamado:"O Passado do Inspetor Bugiganga", em 2002. Alguns elementos foram mantidos a partir dos filmes, como o amargo Chefe Quimby Gadgetmobile, mas o Garra continua a ser "invisível" em sua forma original, ao invés disso ele usa um disfarce para se tornar mais ativo no filme, e mostra que desacreditando Bugiganga como aplicador da lei superior. Maurice LaMarche dubla a voz do Inspetor Bugiganga nos Estados Unidos. O estilo de animação seria adaptado para Bugiganga e os Bugiganguinhas, onde grandes mudanças novamente balançaram a franquia de Inspetor Bugiganga.
O Gadgetmóvel
O Gadgetmóvel é projetado por Brenda Bradford, num Lincoln Continental conversível 1965. Entre outras coisas, ele pode camuflar-se, tem um sistema de radar para rastrear a localização dos dispositivos (e outras pessoas também), pode estender seus pneus para cima, e tem um motor poderoso. Ele também tem uma personalidade,pois fala. O Gadgetmóvel abertamente viola a lei constantemente (é um fã de backturns particular), mas alega que não há problema: "Os limites de velocidade são para carros, e não ao Gadgetmóvel". Nos Estados Unidos ele é dublado pelo comediante D.L. Hughley, e no Brasil recebeu a voz do dublador oficial de Eddie Murphy ,o Mário Jorge de Andrade,que também dublou o Burro da franquia Shrek.
Curiosidades
·         O papel de Penny foi inicialmente entregado para Lindsay Lohan, por ter ela recusado, o papel foi para Michelle Trachttenberg.


Nenhum comentário:

Postar um comentário