terça-feira, 20 de outubro de 2015

Heróis Japoneses de Todos os Tempos - Parte 2

De volta com a nossa viagem nostálgica:


Robô Gigante ou Giant Robo (ジャイアントロボJaianto Robo?) é uma franquia japonesa de mangátokusatsu e anime criada por Mitsuteru Yokoyama, em que o enorme robô com o mesmo nome como o título aparece. 

Giant Robo
ジャイアントロボ
(Jaianto Robo)
Gênero Ação, Mecha, espionagem
Mangá
Autor(es) Mitsuteru Yokoyama
Editora(s) Shogakukan
Kodansha
Revista(s) Weekly Shōnen Sunday
Data de publicação Maio de 1967 – Março de 1968
Drama
Robô Gigante (Giant Robo)
Produção Mitsuteru Yokoyama
Estúdio Toei Company
Emissora(s) de TV  Japão NET TV
(rede de televisão)
Emissoras
lusófonas teste
Exibição original 11 de outubro de 1967 – 01 de abril de 1968
Nº de episódios 26
OVA
Giant Robo: The Day the Earth Stood Still
Direção Yasuhiro Imagawa
Produção Masamichi Amano
Estúdio Mu Film (1)
Mu Animation Studio (2-4)
Jupiter Films (5)
Phoenix Entertainment (6-7)
Lançamento 22 de julho de 1992 - 25 de janeiro de 1998
Nº de episódios 7
Mangá
Giant Robo: The Day the Earth Burned
Autor(es) Yasuhiro Imagawa
Ilustrador(es) Yasunari Toda
Editora(s) Akita Shoten
Revista(s) Champion Red
Público-alvo Seinen
Data de publicação Setembro de 2006 – em andamento
Volumes 8
Anime
GR: Giant Robo
Direção Masahiko Murata
Roteiro Chiaki Konaka
Estúdio A.C.G.T
Emissoras de TV SKY Perfect
Exibição original 19 de janeiro de 2007 – 06 de julho de 2007
Nº de episódios 13
Mangá
GR: Giant Robo
Autor(es) Ryoumati Shiro
Editora(s) Wani Books
Revista(s) Comic Gum
Público-alvo Seinen

Volumes 1
Tokusatsu
Produzida entre 11 de outubro de 1967 á 1 de abril de 1968 pela Toei Company e exibida pela NET TV com o total de 26 episódios e baseado em um mangácriado por Mitsuteru Yokoyama
A série conta as aventuras de um garoto que podia acionar um robô gigante através de um relógio de pulso . O robô tinha feições de uma esfinge, nos anos 90 ganhou versão em OVA.
Lista de episódios
1.   Dracolon, o Grande Monstro do Mar
2.   Nucleon, o Globo Magico.
3.   O Vinho De Gargolyle, A Planta Espacial
4.   Monstro Ligon - Tyrox
5.   A Mão Gigante
6.   Dragon, o Monstro Ninja
7.   Scalon, o Monstro Estrela-Do-Mar
8.   Desafio Do Monstro de Duas-Cabeças
9.   Tentaclon, o Monstro Elétrico
10. O Gigante Lagorian
11. A Terrivel Criatura Da Areia
12. Aberion, o Monstro Sintético
13. Opticon Deve Ser Destruído
14. Jawbone, o Monstro Voador
15. Igganog, o Monstro Do Iceberg
16. Torozonn, o Robô Inimigo
17. Destruam Dan
18. O Gente Misterioso
19. Metron, o Homem do Espaço
20. S.O.S Robô Gigante
21. A Terrível Múmia Espacial
22. O Robô Chamado Cleópatra
23. Dr.Engali, Mestre do Mal
24. Hidrazona Uma Terrível Bactéria
25. Drakukan, o Vampiro do Espaço
26. O Fim De Guilhotina
No Brasil
·         A Serie passou nos anos 70 na Rede Tupi de Televisão e nos anos 80 na TV Record ,sua ultima exibição na TV Brasileira foi em 1986 junto com o " Vingadores do Espaço " na Sessão de Series Enlatadas em titulada" Heróis do Espaço ".a serie foi trazida pela distribuidora ABC Filmes do Brasil e dublado pela Pery Filmes - Rio de Janeiro.

·         Robô Gigante saiu recentemente em DVD pela CultClassics, contendo todos 26 episódios em inglês com legendas em português, essa versão lançada aqui é a versão americana da serie, intitulada "Johnny Sokko and his Flying Robot" e é a versão exibida no Brasil com abertura instrumental. A abertura original em japonês é cantada. Infelizmente, esta série, assim como tantos outras séries e desenhos japoneses, se perderam no incêndio que atingiu a TV Record no inicio da década de 90.

Abertura do Seriado


Vingadores do Espaço



Vingadores do Espaço é mais uma série tokusatsu japonesa conhecida em seu país de origem como Maguma Taishi.  A série alcançou um sucesso maior no Japão, graças a fabulosa campanha de marketing realizada pelo gênio do mangá Osamu Tezuka e por ter sido a primeira série de TV em cores exibida na TV japonesa.
Baseada numa história de Tezuka e publicada como suplemento da revista Shonen Gahosha Magazine com o nome de "Ambassador Magma". O cartunista Tomio Sagisu, fundador da P-Productions entrou em contato com Tezuka e sua firma Mushi Productions para trasladar o personagem numa série de ação. Tezuka, que já havia planejado uma versão em desenhos animados, aceitou prontamente. O argumento televisivo tampouco era fiel ao original, convertendo-se nada mais do que uma continuação dos mangás.
O seriado foi apresentado originalmente pela rede de televisão japonesa Fuji Television entre 4 de julho de 1966 a 25 de setembro de 1967, num total de 52 episódios. Tomando como base as publicações do manga criado por Osamu Tezuka, Vingadores do Espaço tinha intenção de trazer uma história para a televisão que conseguisse concorrer diretamente com a série Ultraman produzida no mesmo ano por Eiiji Tsuburaya.

A História.

Na série televisiva a Terra está em perigo pois o cruel alienígena Rodak quer dominar o planeta usando vários demônios e monstros para atacar o Japão. Como conquistador de vários outros sistemas, o morcego espacial Rodak ambiciona acrescentar o nosso planeta à sua "coleção" e para isso ele envia vários monstros na tentativa de tomar o controle da Terra. Preocupado com o nosso planeta o velho sábio Matuzen do planeta ZFS, que residente no coração do vulcão no Monte Olimpo, envia a Terra duas de suas principais criações: os robôs Goldar e sua esposa Silvar.
Goldar é um robô dourado (daí o seu nome), com uma altura de 14 pés e pesando 20 toneladas, já sua esposa Silvar, mesmo sendo uma robô prateada e com um tamanho humano, também tem as mesmas capacidades de combate do esposo. Todos têm antenas grandes que emitem raios Gama e transformam-se em foguetes e por uma abertura no tórax podem lançar mísseis.
Aqui na Terra Goldar conhece o garoto Miko,  filho do famoso jornalista Tom Mura, este é ameaçado pelo tirano do espaço e toda sua família se vê envolvida de uma hora para outra numa verdadeira guerra. Quando Miko foi levado ao Monte Olimpo, Goldar e sua esposa ficaram encantados com a figura de uma criança e pediram a Matuzen para criar um filho para eles, surgia o garoto Gam, um menino foguete. Para proteger Miko e sua família, Matuzen entrega ao garoto um apito com o qual ele pode chamar Goldar e os outros de onde estiver, de posse do apito ele chamava os vingadores quando estava em perigo. Quando Miko assoprava o apito (em forma de foguete) uma vez,  chamava Gam; Silvar era chamada com dois sopros e Goldar com três sopros.
Fica bem evidentemente, o orçamento fraco mas as aventuras diferentes e empolgantes são surpreendentemente agradáveis e ousam, especialmente nos primeiros episódios, cujo tema central é da amizade e a vivência entre os robôs.
O ator Tohru Ohira que praticamente criou a figura do dublador no Japão, além de dublar o vilão Rodak, também vestiu a roupa do personagem.
No Brasil.

No Brasil a estreia de Os Vingadores do Espaço se deu na extinta Rede Tupi  em 1973 e ficou por um ano na emissora, sendo reapresentada na Rede Record no final dos anos setenta até sua última reprise na metade dos anos oitenta quando passava nas nas tardes da TV Bandeirantes, já com uma nova dublagem.
Em 1993 o herói e sua família ganharam uma série em animação chamada Maguma Taishi (Embaixador Magma em português), mas que durou apenas 13 episódios.

Elenco





Tetsuya Uozumi .... Goldar
Shigeko Mise .... Silvar
Hideki Ninomiya .... Gam
Toshio Egi .... Miko
Masami Okada .... Tom Mura
Tohru Ohira .... Rodak


Abertura do Seriado


Nenhum comentário:

Postar um comentário