sábado, 24 de outubro de 2015

Heróis Japoneses de Todos os Tempos Parte 10

O QUE É KAMEN RIDER

Kamen Rider é uma franquia televisiva e cinematográfica surgida em 1971 e criada por Shotaro Ishinomori. Iniciou-se com uma série de televisão batizada como Kamen Rider, originada de um mangá de mesmo nome. Após 98 episódios a série original terminou, mas com o sucesso a franquia seguiu-se até os dias de hoje, com algumas pausas ao longo dos anos.
HISTÓRIA DO PRIMEIRO KAMEN RIDER
A primeira série de televisão da franquia se inicia com o estudante universitário e motociclista Takeshi Hongo sendo sequestrado pela organização terrorista Shocker, com a ideia de que este servisse de ajuda para o grupo (numa história semelhante à do heroi americano Homem de Ferro), com o jovem sendo transformado num ciborgue. Porém Takeshi escapa antes de perder a memória e passa a combater o grupo maligno, usando o codinome de Kamen Rider (Motoqueiro Mascarado em tradução livre). Posteriormente o fotógrafo free-lancer Hayato Ichimonji passa pela mesma situação, e transformando-se no Kamen Rider nº 2. Takeshi então sai para combater a organização no exterior, com Hayato dando conta da luta no Japão. Ao final da série o primeiro Rider retorna e ambos derrotam a Shocker, estabelecendo a paz, ao menos até então.
CONTINUAÇÃO DA FRANQUIA
Com o sucesso da série, várias outras foram sendo feitas na sequência, tendo uma breve relação entre si, quase sempre nos mesmos moldes: um jovem é transformado num ciborgue e passa a lutar contra um grupo terrorista que tem ligação com a Shocker. A exceção é a série Kamen Rider Amazon, lançada em 1974, na qual o protagonista é um jovem que se transforma usando um bracelete místico, adquirido ao sobreviver a uma queda de avião numa civilização antiga. Na sequência foram produzidas as séries: Kamen Rider V3 (1973), Kamen Rider X (1974), Kamen Rider Amazon (1974-1975), Kamen Rider Stronger (1975), Skyrider (1979-1980), Kamen Rider Super-1 (1980-1981) e Kamen Rider ZX (filme lançado em 1984). Após isso a franquia deu uma pausa, voltando em 1987 com Kamen Rider Black, série da qual falarei agora no tópico abaixo.
KAMEN RIDER NO BRASIL
Nas terras tupiniquins, a franquia deu suas caras na nostálgica Era Manchete, com a série Kamen Rider Black (transmitida com o nome de Black Kamen Rider ou ainda Blackman). A série contava a história de Issamu Minami (Kotaro Minami no original), que após ser transformado num mutante pelo Império Gorgom passa a lutar contra os monstros deste grupo, posteriormente descobrindo que o líder deles é seu irmão Nobuhiko, transformado no vilão Shadow Moon. Em seguida veio a continuação da série, Kamen Rider Black RX. Depois disso a franquia não só deu uma segunda pausa no Japão como também nunca mais deu as caras no Brasil, por vários motivos, o principal deles a saturação desse tipo de série no país.
O SEGUNDO RETORNO DA FRANQUIA NO JAPÃO E A NOVA PAUSA
Após uma breve pausa na produção (entre Kamen Rider Stronger e Skyrider), a franquia voltou, com os filmes Kamen Rider Shin, Kamen Rider J e Kamen Rider ZO, lançados em sequência de 1992 a 1994. Após isso a produção parou novamente, voltando em 2000 com Kamen Rider Kuuga (série que quase veio para o Brasil, não passando por falta de interesse das emissoras). A franquia voltou devido ao falecimento de Shotaro Ishinomori em 1998, como forma de homenagem. Ishinomori havia deixado prontos três personagens que infelizmente não conseguiu colocar nas telinhas, e então a Toei, produtora original da série e também de outros sucessos como a franquia Super Sentai (a qual poderei falar qualquer hora, franquia na qual se encaixa Changeman, Flashman e outras séries e que também deu origem aos Power Rangers), animes como Dragon Ball Z e afins retomou com as séries, seguindo até hoje.
A FRANQUIA KAMEN RIDER ATUALMENTE
Com Kamen Rider Kuuga sendo lançado em 2000, a franquia prosseguiu com Kamen Rider Agito em 2001, outro personagem criado por Ishinomori. Na sequência vieram Kamen Rider Ryuki (lançado em 2002 e que deu origem à adaptação americana Kamen Rider Cavaleiro Dragão/Dragon Knight), Kamen Rider Faiz (2003), Kamen Rider Blade (2004), Kamen Rider Hibiki (lançada em 2005 e também com o personagem principal criado por Ishinomori, o último criado pelo autor), Kamen Rider Kabuto (2006), Kamen Rider Den-O (2007), Kamen Rider Kiva (2008), Kamen Rider Decade (lançada em 2009 e que reúne personagens de todas as produções Kamen Rider numa série comemorativa), Kamen Rider Double (2009), Kamen Rider OOO (2010), Kamen Rider Fourze (2011), Kamen Rider Wizard (2012) e Kamen Rider Gaim (2013 e ainda em produção).
Com dezenas de Riders e vilões que marcaram o público, a franquia também conta com vários filmes, todos inéditos no Brasil mas encontrados sem muita dificuldade na internet. Crossovers, futuros alternativos ou aventuras inéditas são a base para os roteiros, em filmes recheados de ação mas que muitas vezes servem de “desculpa” para a apresentação do próximo Rider para o público, em participações rápidas.

Um dos Temas de Abertura



Nenhum comentário:

Postar um comentário