segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

O Velho e o Novo

O velho e o novo (não tão novo assim) se confundindo no tempo. De um lado uma camcorder da JVC (VHS-C) com uma máquina fotográfica analógica da YACHICA sobre um DVD Karaoke da Gradiente. Três tecnologias que se confundem no tempo.
Um camcorder é um dispositivo eletrônico portátil (geralmente uma câmera digital) que grava vídeo e áudio em dispositivos de armazenamento. As dos anos 80 usavam fitas, as chamadas VHS-C e que funcionavam da mesma maneira que um vídeo cassete convencional, embora tais fitas fossem bem menores. O camcorder contém tanto câmera quanto gravador em uma só unidade. Atualmente as novas camcorders gravam em formato digital, o que permite uma facilidade na captura e edição do vídeo.
Já as máquinas fotográficas analógicas (mecânicas), em especial a da foto, uma YASCHICA MF-3 que foi introduzida no mercado em 1985, são hoje legítimas peças de museu. Usavam filmes com capacidade restrita de fotos e que precisavam ser reveladas em estúdios próprios para tal fim. Bem diferente do que vivemos hoje, já que tais camêras foram dizimadas pela onda digital que vem dominando o mercado desde fim dos anos 80/90.
O DVD (abreviatura de Digital Versatile Disc ( em português, Disco Digital Versátil) é um formato digital para arquivar ou guardar dados, som e voz, tendo uma maior capacidade de armazenamento que o CD, devido a uma tecnologia óptica superior, além de padrões melhorados de compressão de dados, sendo criado no ano de 1995.




O VHS é um dos inúmeros formatos de vídeo existentes e sua caixa tem 18,7 cm.X10cm.X2,5 cm, permitindo uma gravação com aproximadamente 280 linhas de definição e pode registrar até 6 horas de material em velocidade estendida (baixa velocidade de gravação e reprodução).
O sistema foi introduzido na década de 1980 pela JVC e difundiu-se rapidamente ganhando o mercado contra o Betamax, o primeiro formato popular de videocassete doméstico que quase levou a SONY a falência.
Com o tempo o formato foi desenvolvido gerando subprodutos como o VHS-C (VHS Compacto), que tinha as mesmas características técnicas mas com uma caixa menor (consequentemente com menor duração) que permitiu a sua colocação em câmeras de pequeno porte aumentando a portabilidade dos equipamentos e maior difusão.
O cassete VHS-C para ser reproduzido num leitor VHS convencional era encaixado num adaptador (demonstrado no post anterior), na verdade uma caixa VHS padrão sem fita mas com um mecanismo que tracionava a fita menor.


Aqui uma amostra de como eram alguns dispositivos de mídia dos anos 70/80. Um adaptador de VHS-C para VHS e uma fita de VHS-C. Inventado pela JVC, o VHS (sigla para Vídeo Home System e que significa "Sistema Doméstico de Vídeo") e suas variantes era um sistema de gravação de áudio e vídeo lançado em 1976 e era composto de fitas de vídeo e de um equipamento de gravação e reprodução que permitia o registro de programas de TV, imagens externas, etc e sua posterior visualização. Como funcionavam? A fita pequena era gravada na mesma forma de um vídeo cassete em uma camcorder (ver postagem anterior). Com o adaptador era possível assistir a gravação em um vídeo cassete e até mesmo gravar a referida fita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário