quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Alguns Equipamentos dos Anos 80 e 90

Videocassete

Embora o mercado de VCRs tenha começado nos anos 70, o primeiro videocassete produzido no Brasil - na zona franca de Manaus - foi lançado pela Sharp em 1982. Na foto, o modelo VC-H982, também da Sharp.

Câmera digital

A primeira câmera digital foi inventada em 1975 pelo engenheiro Steven Sansson, da Kodak. Ela pesava 3,6 kg, tirava fotos em preto e branco e tinha 0,01 MP. As câmeras digitais portáteis ganharam popularidade com os consumidores na década de 90 até o início dos anos 2000. Atualmente, os smartphones fazem as vezes das máquinas fotográficas, mas elas ainda são utilizadas e continuam evoluindo em termos de tecnologia.


Imagine levar uma dessas na sua viagem?

Motorola StarTAC

O Motorola StarTAC foi lançado em 1996 e colocou a Motorola em destaque na venda de celulares no Brasil. A empresa tinha uma fatia de 70% do mercado brasileiro e investiu R$ 3 milhões em marketing no seu lançamento.


Game Boy

O Game Boy foi lançado em 1989 pela Nintendo com tela de cristal líquido em fundo verde e jogos em preto e branco, como o Tetris. O console portátil teve diferentes versões com evoluções como display colorido, tamanho menor e duração maior da bateria.



Walkman

O Walkman foi sucessor do gravador de voz em fitas cassetes, usado principalmente pela imprensa. Segundo a cnet, a Sony tirou a função principal de gravador e adicionou fones de ouvido para criar o primeiro walkman, o TPS-L2, em 1979. O gadget fez sucesso nos anos 80 até a chegada do discman.




 Discman
Em 1984, o discman entrou no mercado para substituir o walkman. O leitor de CDs foi a sensação de muita gente até os anos 90. Com o declínio do mercado de CDs, os aparelhos foram trocados pelos MP3, muito menores e mais portáteis.

Nokia 7110

Lançado em 1999, o Nokia 7110 foi o primeiro celular com navegação na web. Também foi um modelo marcante entre os aparelhos populares que fizeram sucesso, principalmente pelo design de deslizar a parte de baixo para acessar o teclado. Logo abaixo da tela, também há um botão de rolagem, que facilitava a busca dos contatos.














Pager ou beeper

O pager ou beeper foi o precursor do SMS e também foram bastante úteis para os médicos em casos de emergência. Alguns modelos só recebiam mensagens, enquanto outros podiam responder também. O da foto é um Motorola usado pela Teletrim na década de 90 no Brasil.

iMac G3

No final dos anos 90, a Apple lançou o iMac G3, o computador pessoal colorido e com a CPU e alto-falantes embutidos no monitor. O G3 foi o retorno da empresa como destaque no mercado em meio aos aparelhos quadrados e beges dos concorrentes. A novidade foi lançada sob a supervisão de Steve Jobs.

Palm

Os Palm, também conhecidos como palmtop e depois PalmPilot, foram os primeiros assistentes pessoais digitais e ficaram populares por terem preços relativamente baratos. A Palm Computing lançou os primeiros modelos em 1996. O Pilot 1000 e Pilot 5000 usavam um processador da Motorola de 16 MHz, tinham um painel de LCD monocromático e 128 kb e 512 kb de memória, respectivamente.

Boombox ou Micro System

Os rádios Boombox ou Micro System são típicos dos anos 80, embora os primeiros modelos tenham sido desenvolvidos no Japão ainda na década de 70. Eles se tornaram populares no mercado americano, especialmente entre os adolescentes, por serem considerados compactos para a época e terem uma boa qualidade de som. Os gadgets funcionavam com pilhas e eram capazes de transmitir rádio AM e FM e tocar músicas gravadas em fitas cassetes.

Windows 95

O Windows 95 foi lançado pela Microsoft em 1995 e revolucionou o mercado de sistemas operacionais. Ele foi responsável por transformar a empresa na mais popular da área, tanto que o suporte para o Windows 95 só foi encerrado em 2002. Na foto, um computador IBM Aptiva 486 rodando o sistema.

Sound system

Os sistemas de som, ou sound system, se tornaram muito populares nos anos 80. Eles eram formados por componentes que incluíam amplificadores, deck para fita cassete ou até CD, além de rádio. Fazem parte das marcas que fizeram sucesso com esses aparelhos a Sony, Philips, Telefunken e Pioneer.

3 em 1

Na década de 80, segundo a Semp Toshiba, o “3 em 1” foi um grande sucesso de vendas por integrar três produtos em um por um preço acessível. O modelo SM 4000 da marca tem rádio, gravador e toca-discos juntos.

TV

Também dos anos 80, este televisor de 20 polegadas foi o primeiro lançado no mercado brasileiro com sintonia digital, segundo a Semp Toshiba, e a ter a função Picture in Picture (PIP), que permite ao telespectador visualizar um canal em uma pequena janela no canto da tela ao mesmo tempo que assiste a outro programa.

TV portátil

Chamada de “TV de colo”, o modelo de 10 polegadas foi um dos primeiros televisores portáteis a cores comercializados no País. A fabricação começou, na verdade, em 1979.


DVD

Criado em 1995, o “disco digital versátil”, ou DVD, aposentou os videocassetes, trazendo os leitores de DVDs. Eles ainda estão presentes nas casas, com design menor e mais funções tecnológicas, mas devem perder espaço para os leitores de Blu-ray conforme o tempo passar. Na foto, o primeiro modelo da Semp Toshiba lançado no mercado brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário