quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

A Tragédia do Bateau Mouche IV

A HISTÓRIA
O Bateau Mouche IV afundou, às 23h50m do dia 31 de dezembro de 1988, matando 55 pessoas. A embarcação seguia em direção à praia de Copacabana, onde os 150 passageiros assistiriam à queima de fogos de artifício do réveillon. O naufrágio aconteceu entre a Ilha de Cotunduba e o Morro da Urca. De casco chato, mais adequado a águas tranquilas, o barco não aguentou o excesso de peso.

A embarcação chegou a ser interceptada pela Capitania dos Portos, por volta das 22h daquela noite, o que a fez voltar ao cais para a contagem dos passageiros. No entanto, dez minutos depois, foi liberada e partiu em direção à praia de Copacabana.

Os corpos das vítimas e os sobreviventes foram resgatados pela traineira Evelyn Maurício e pelo iate Casablanca que chegaram ao local em seguida.


A Atriz Yara Amaral, que estava dentre as vitimas fatais.

Na época, as investigações responsabilizaram os sócios da Bateau Mouche Rio Turismo e o dono da Itatiaia Turismo, que organizou o passeio.

Após todos esses anos, nenhum dos envolvidos no caso está preso. Apenas uma família recebeu indenização. Os demais processos aguardam o julgamento dos infindáveis recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário