sábado, 18 de agosto de 2018

Stingray

Stingray
Stingray é uma série televisiva infanto-juvenil do Reino Unido do gênero Ficção Científica exibida originariamente entre 1964 e 1965 com 39 episódios de 25 minutos. Seus personagens eram marionetes.

O programa foi criado por Gerry e Sylvia Anderson e produzido pelas AP Films da ATV e ITC Entertainment. Além de Gerry e Sylvia Anderson, os roteiros foram escritos por Alan Fennell e Dennis Spooner. Barry Gray foi o compositor da trilha sonora (autor da canção Aqua Marina, cantada por Gary Miller) e Derek Meddings foi o diretor de efeitos especiais.


Os programas com as supermarionetes anteriores apresentavam veículos futuristas tais como Supercar, que apresentava um capaz de viajar tanto na superfície, como no ar e debaixo d'água; e Fireball XL5, sobre uma nave espacial. Ficou óbvio que a próxima série fosse sobre um submarino, o que representou novos desafios técnicos para a equipe de produção.


As cenas com personagens e veículos submersos na verdade eram feitas em cenários secos, com a câmara sendo postada atrás de um grande tanque de água com bolhas de ar e peixes de vários tamanhos (para simularem perspectiva), o que resultava na tela em uma convincente ilusão de que a ação se passava de fato debaixo d'água.
As cenas à tona usavam um tanque de água com um corante azul. Para prevenir as ocorrências de transbordamentos, os contornos dos tanques eram ocultados. As técnicas criadas foram muito bem aceitas e continuaram a ser usadas nas produções posteriores dos Anderson: Thunderbirds e Captain Scarlet and the Mysterons.
A série Stingray estreou em 1967 aos domingos no horário das 18h20 na TV Tupi, ficando no ar por menos de um ano. Em 1969 transferiu-se para a TV Excelsior sendo levada ao ar às 18h30 às terças-feiras. Na Excelsior a série também durou pouco tempo e já no início de 1970 havia sido cancelada.

Em 1972 retornou à emissora Tupi onde passava diariamente às 17h05. Anos mais tarde começou a ser levada ao ar dentro do Clube do Capitão Aza. Em 1978 voltou a ter seu próprio horário na TV Tupi, quando era mostrada diariamente às 15h40.

Abertura do Seriado

Nenhum comentário:

Postar um comentário