sábado, 1 de julho de 2017

O Mundo dos Desenhos Animados - Parte 5 - Cartoons

Ah, quem aqui que quando criança, adolescente e ate homem mesmo, já adulto, que não ficou entretido na frente da TV, assistindo a desenhos animados?




Vamos recordar se acaso não puder ser todos, mas de uma boa quantidade desses clássicos que fizeram parte de nossas vidas?

Fantasmino, o Fantasma Galopante

Fantasmino, o fantasma galopante (The Galoping ghost, no original, em inglês) é um desenho com produção Hanna-Barbera. Estreou em 1979 e passava em conjunto com Arquivo Cãofidencial.

Fantasmino (Nugget Nose) é um fantasma, guardião de uma mina, que encontra aventura ao cavalgar seu cavalo invisível e também é guardião de Rita e Suzana (Wendy), duas vaqueiras que trabalham em um rancho, cujo proprietário é o Sr. Fofo (Fenwick Fuddy). Fantasmino sempre está brigando com o Sr. Fofo e se delicia em irritá-lo, deixando-o de mau humor. Quando as garotas estão com problemas, elas sempre podem contar com Fantasmino.

abertura


Gasparzinho, o fantasma espacial, como ficou conhecido no brasil teve um total de 26 episódios de 15 minutos cada, 13 episódios de 30 minutos e dois especiais para televisão em 1979.
Contava uma história onde o fantasminha camarada patrulhava as galáxias juntamente com os jovens Lerdo, Fundo, as garotas Max, Mini e um outro fantasma chamado Assombroso que assustava os vilões e encrenqueiros.


abertura

Jabberjaw

Jabberjaw (no Brasil: Tutubarão) é um desenho produzido pela Hanna-Barbera. O enredo mais uma vez seguia o estilo grupo de adolescentes com animal de estimação.

História
As aventuras se passavam no futuro (talvez contemporaneamente a The Jetsons) e as cidades eram no fundo do mar. O grupo era composto por Bife, o líder; Leila, uma garota esnobe; Bolha, uma loira burra; e Linguiça, o melhor amigo de Tutubarão, que era um tubarão branco bem atrapalhado. Eles formavam a banda subaquática Os Netunos. Durante as viagens em turnê, sempre acabavam cruzando com criminosos e vilões. Como para salvar o mundo só música não basta, Tutubarão e seus amigos partiam para a ação.

O desenho foi criado aproveitando o sucesso do filme Tubarão (Jaws), de Steven Spielberg, mas teve apenas uma temporada, com 16 episódios.

Tutubarão é ainda muito lembrado hoje pela sua frase: "não tem nenhum respeito!" (versão da dublagem brasileira para a frase original em inglês "No respect!", copiada do comediante americano Rodney Dangerfield [1]).

Houve muitos boatos sobre processos e que o desenho seria uma imitação de Scooby-Doo, mas o desenho não saiu do ar. Diferentemente do Scooby-Doo, Tutubarão era muito corajoso e destemido, apenas a Leila o assustava.

Brasil
No Brasil o desenho voltou ao ar em novembro de 2002, no SBT, no Bom Dia e Cia, de Jackeline Petkovic; tempos depois o desenho passou a ser exibido no Sábado Animado. Em 2010, o clássico voltou para as manhãs da emissora.

abertura

os gatoes
The Dukes é uma série de animação de 30 minutos de sábado pela manhã baseada na série de televisão em ação ao vivo The Dukes of Hazzard, que foi transmitida pela CBS de 5 de fevereiro a 29 de outubro de 1983. A série foi produzida por Hanna-Barbera Productions em associação com Warner Bros Televisão , produtor da série original.

O show apresenta os garotos Duke e sua prima Daisy em uma corrida automobilística em todo o mundo contra Boss Hogg , o xerife Rosco P. Coltrane e o cachorro de Rosco Flash em duelo pelo dinheiro do prêmio que os duques esperam usar para manter a fazenda familiar Sendo excluído por Boss Hogg. Na verdade, Boss Hogg quer o dinheiro e a terra para si mesmo, então ele, ao lado de Rosco e Flash, planeja vários esquemas para evitar que os Duques ganhem. A maioria das aventuras é lida de um cartão postal do tio Jesse Duke ao seu raccoon de estimação, Smokey.

A primeira temporada ocorreu durante o período de substituição do show de ação ao vivo dos atores originais com personagens semelhantes, Coy e Vance Duke, depois que os atores que jogavam Bo e Luke se afastaram de uma disputa sobre royalties. Assim, a primeira temporada desta série animada apresentou Coy e Vance. Bo e Luke eventualmente substituíram Coy e Vance na Temporada 2, Episódio 1 (14): " Boss O'Hogg e Little People " depois que Tom e John retornaram simultaneamente às séries ao vivo após o fim da disputa. Este episódio também apresentou uma nova introdução e voz que refletiu a mudança de personagens.

A série não seguiu nenhum caminho geográfico lógico particular; Por exemplo, episódios consecutivos apresentam aparências em Veneza , Marrocos , Londres , Grécia , Índia, Uzbequistão , Hong Kong e Escócia . Além disso, outra inconsistência era que uma das premissas originais de The Dukes of Hazzard era que Bo e Luke estavam em liberdade condicional, o que aparentemente impediria (mas não Coy ou Vance) de deixar o estado da Geórgia e muito menos os próprios Estados Unidos . Na série de ação ao vivo, os meninos foram impedidos de deixar Hazzard County e Boss renunciou à sua liberdade condicional apenas duas vezes. Uma vez que os Meninos se juntem ao circuito NASCAR e uma vez para entrarem no Tennessee no episódio "Daisy's Shotgun Wedding".


A seguir duas versões da abertura

 Segunda Versao


Arquivo Cãofidencial
Arquivo cãofidencial (Buford Files, no original, em inglês) é um desenho com produção Hanna-Barbera. Estreou em 1978 e passava em conjunto com Fantasmino, o fantasma galopante.

História
Kojeka (Buford) é cão sabujo muito esperto mas dorminhoco, que vive em um pântano. Ele se junta a dois adolescentes, Rosinha (Cindy Mae) e o irmão mais velho Zé Quati (Woody), e tentam resolver mistérios que intrigam o Xerife Pé de Mula (Muletrain Pettigrew) e seu superansioso, mas atrapalhado ajudante Janjão (Goofer McGee). As habilidades de Kojeka são expandidas com as orelhas que giram como um radar, e o focinho responde as pistas como um contador Geiger; ele também fica maluco quando a lua aparece.

O nome Kojeka é uma sátira ao seriado policial Kojak, com Telly Savalas, muito famoso na época de lançamento do desenho. No entanto, tanto o título original em inglês quanto o brasileiro parodiam outra série sobre detetives: The Rockford Files, chamado no Brasil de Arquivo Confidencial.


abertura

Wheelie and the Chopper Bunch

Carangos e Motocas (no original em inglês Wheelie and the Chopper Bunch) é um desenho animado de 30 minutos que estreou em 1974 nos Estados Unidos produzido pelos estúdios Hanna-Barbera.

História
O desenho foca Wheelie, um Fusca vermelho, e sua namorada Rota. Wheelie trabalha como profissional - e bem conceituado - no ramo de carros de corrida. Wheelie não fala, como outros personagens do desenho, mas se expressa através da sua buzina e de sinais que aparecem no pára-brisas, como por exemplo um coração quando está apaixonado ou uma lâmpada quando tem uma idéia.

A grande pedra no sapato de Wheelie são quatro motocicletas:

Avesso (um triciclo que sempre confunde as palavras),
Chapa (líder da gangue),
Risada (o maior de todos mas com o menor cérebro),
Confuso (uma motoneta, que se parecia como um bom menino andando com más companhias).
Confuso tem o bordão mais famoso do desenho: "Eu te disse, eu não te disse? te disse!", dito sempre que a gangue se mete em alguma confusão, o que sempre acontece no final dos episódios.

Além destes personagens, existem vários outros (carros, motos, caminhões...), que participam esporadicamente dos episódios.
Um fato fica no ar, será que o Filme carros, teve alguma influencia desse desenho?


abertura

Yogi's Space Race

Após o sucesso gigante do filme Guerra nas Estrelas de George Lucas em 1977, a Hanna-Barbera produziu um desenho que explorava o sucesso do momento, assim, usando elementos que fizeram sucesso na obra de George Lucas, adicionados a ideia de outro grande sucesso do estúdio: Corrida Maluca, nascia Yogi's Space Race (no Brasil, A Corrida Espacial do Zé Colmeia).

A série misturava alguns personagens clássicos da Hanna-Barbera como: Zé Colmeia, Tutubarão, Dom Pixote e Fantasmino; com novos nomes como: Capitão Guapo, Pato Quack e o famigerado Falsão, competindo em uma espécie de enduro "duríssimo" espacial, cujos prêmios eram aparentemente fantásticos, mas sempre se revelavam uma "grande furada" no final. Na abertura típica de cada episódio havia uma locução de um narrador em grande estilo, mostrando o trajeto e os perigos que os competidores enfrentariam.

Zé Colmeia corria ao lado de seu parceiro Arrepio, substituto de Catatau neste desenho; Dom Pixote ficava junto com o Pato Quack; a nave Garimpo era comandada pelo caipira Fantasmino e suas assessoras Rita e Suzana; o astro Tutubarão colaborava com Kojeka; e o vilão Poderoso Falsão e o cachorro sarnento Trambique tentavam jogar sujo para ganhar a corrida, mas nada sai como planejado, para isso se disfarçavam do galã Capitão Guapo e do gato angorá esnobe Branquinho.
Com o nome de Yogi's Space Race, A corrida espacial do Zé Colmeia formava um bloco de desenhos de 90 minutos, exibidos aos sábados de manhã pelo canal dos EUA NBC. Os outros segmentos eram compostos dos seguintes desenhos animados:

Galaxy Goof-Ups (br: Os Trapalhões Espaciais): Zé Colmeia, Arrepio, Dom Pixote e Pato Quack são quatro policiais intergaláticos, liderados pelo Capitão Carabom.
The Buford Files (br: Arquivo Cãofidencial): Kojeka, um preguiçoso cão que soluciona casos misteriosos com a ajuda de dois adolescentes, Rosinha e Zé Quati.
The Galloping Ghost (br: Fantasmino, o Fantasma Galopante): Fantasmino é o fantasma da mina e guardião de Suzana e Rita.

Personagens
Zé Colmeia e Arrepio(Yogi Bear e Scare Bear)
Dom Pixote e Pato Quack (Huckleberry Hound e Quack-Up)
Tutubarão e Kojeca (Jabberjaw e Bulford)
Fantasmino, Suzana e Rita (Nugget Nose, Wendy e Rita)
Capitão Guapo/Poderoso Falsão e Branquinho/Trambique (Captain Good/Phantom Phink e Clean Kat/Sinister Sludge)
Narrador

El Fabuloso(computador)



abertura

Galaxy Goof-Ups
Galaxy Goof-Ups (br: Os Trapalhões Espaciais) é uma continuação da Corrida Espacial do Zé Colméia, mais uma vez o estúdio Hanna-Barbera Productions resolveu aproveitar a época e lançar uma série de acordo com o momento, a era Disco. Estreou em 4 de novembro 1978, tendo sua última transmissão em 1 de setembro de 1979, a série teve um total de 13 episódios, de aproximadamente 30 minutos cada.
Enredo
Zé Colméia, outra vez deixou um pouco seu companheiro urso e estrelou o desenho Os Trapalhões Espaciais, onde ele, o pato Quack, o urso Arrepio e Dom Pixote são patrulheiros espaciais comandados pelo Capitão Cara-Bom, na tarefa de manter a ordem e a paz na galáxia. Os nossos heróis sempre que podiam, mas principalmente quando não podiam, simplesmente paravam a ação durante o episódio e iam dançar numa discoteca extremamente psicodélica, onde por exemplo o baterista toca seu instrumento com raios de luz.

Personagens
Zé Colméia (Yogi Bear)
Arrepio (Scare Bear)
Dom Pixote (Huckleberry Hound)
Pato Quack (Quack-Up)
Capitão Snerdley (comandava os patruleiros que por sua vez recebia as ordens do General Blowhard)
General Blowhard



capitão guapo



O Poderoso Falsão e Trambique eram dois trapaceiros que tentava ganhar a corrida sempre por meio de golpes sujos. Durante a corrida eles se disfarçavam de Capitão Guapo e Branquinho, um gato angorá todo esnobe. A princípio pareciam uma dupla de “heróis” que ajudavam os competidores nos momentos difíceis, mas na verdade só atrapalhava. Agindo incorretamente, eles indicavam falsos atalhos ou realizavam acordos escusos com outros seres maus para que devorassem os heróis. Na época, o sorriso de “garoto-propaganda” de pasta de dentes do Capitão Guapo e o jargão “Cala a boca, Trambique!” do Poderoso Falsão se tornaram famosos.



Hong Kong Phooey
Hong Kong Phooey (no Brasil, Hong Kong Fu e em Portugal, Hong Kong Phooey) é uma série de desenho animado que foi produzida pela Hanna-Barbera entre 1974 e 1976.
História

"Quem é o super-herói? O Sargento?... Não. Rosemary a telefonista?... Não. Penry o humilde faxineiro?... Pode ser..." e assim, tinha início mais um episódio de Hong Kong Fu. O desenho retrata um jovem faxineiro que trabalha na delegacia de polícia, Penry, que sempre ao ouvir os relatos de Rosemary ao Sargento Flint sobre os vários pedidos de socorro na cidade, discretamente, sai de vista e se transforma no "super-magnífico lutador contra o crime", Hong Kong Fu, um lutador (um especialista) de artes marciais, usando um quimono vermelho e uma máscara sobre os olhos para manter sua identidade secreta, sai a procura dos bandidos e "super-vilões" da cidade, derrotando-os das mais variadas formas possíveis (ou nas mais variadas trapalhadas possíveis). Hong Kong Fu também é uma óbvia sátira aos seriados de Kung Fu que marcaram a época.[2]

Incrivelmente, a série só teve 16 episódios, mas mesmo assim, é um campeão de reprises no Brasil, sendo reprisado durante toda a década de 70 e 80, o que leva muitos a acreditarem que tem muito mais episódios


abertura

O Vale dos Dinossauros

O Vale dos Dinossauros ("em inglês" Valley of Dinosaurs) é um desenho Hanna-Barbera. Estreou em 1974 e teve 16 episódios.

História
Conta a história da família Butler, uma família de exploradores. Fazendo uma pesquisa na região Amazônica, são dragados por um redemoinho e entram em uma caverna subterrânea. Ao sair de lá, se deparam com um mundo povoado de seres pré-históricos, como se o tempo não tivesse chegado naquela região. O desenho foi inspirado na série de televisão "O Elo Perdido".

São salvos por alguns nativos amistosos e a cada dia que passam na região, precisam se adaptar a esta nova realidade e aprender a fugir dos perigos.

No último episódio, entende-se que eles fogem do vale com um planador, porém isto não é mostrado no desenho.

abertura

The Roman Holidays
Os Mussarelas (BR)
The Roman Holidays (br: Os Mussarelas) é um desenho animado de 1972, que foi produzido pela Hanna-Barbera Productions. O desenho contava as aventuras e desventuras vividas por Zecas Mussarela (Gus Holiday) e sua família, que viviam na Roma Antiga. O desenho procurava seguir a linha dos populares Os Flintstones e Os Jetsons, mas não alcançou o mesmo sucesso dos que o inspiraram. Devido à baixa receptividade do público, teve apenas uma temporada de 13 episódios de exibição e não foi mais produzido, porém no Brasil, onde foi exibido às quartas-feiras dentro do Globo Cor Especial, teve boa repercussão e foi líder de audiência no horário (meio-dia).

Lançado os quadrinhos na revista Heróis da TV da Editora Abril, com o nome de "Folias Romanas", a tradução ao pé da letra do nome original.

Personagens
Os personagens do núcleo principal do desenho são:

Zecas Mussarela - Patriarca da família Mussarela, operário da construção civil
Laura Mussarela - Esposa de Zecas
Jocas Mussarela - Filho mais velho de Zecas e Laura, apaixonado por sua namorada Ruivias.
Precócia Mussarela - Caçula da família. Como o nome já diz, é uma menina inteligente e muito madura para a sua idade.
Brutus - Leão de estimação da família. Covarde e tímido.
Chatus - Senhorio do prédio onde mora a família. Rabugento e irritadiço, sempre atormenta a vida de Zecas.
Ruivias - Namorada de Jocas, às vezes um pouco geniosa, mas em geral atenciosa e gentil.
Gambazius - Patrão de Zecas, dono da empresa de construção onde o mesmo trabalha.
abertura

Clue Club é um desenho de 30 minutos produzido pela Hanna-Barbera,estreou em 1976 e teve 16 episódios. Muito similar às histórias do Scooby-Doo, o desenho era sobre quatro jovens detetives. O Clue Club - Larry, Dedé Didi e Dorinha - que resolviam mistérios com a ajuda de dois cachorros falantes, Bob e Sharlocão. Dorinha, a mais nova geralmente ficava em casa e ajudava a resolver os casos com informações do seu minicomputador e seus testes policiais.

abertura

Butch Cassidy (série animada)
Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kids , no original (em inglês) foi um desenho produzido pela Hanna-Barbera em 1973.
História
Similar a Scooby-Doo e Josie e as gatinhas, The Impossibles e James Bond o desenho é a respeito das aventuras de um grupo de rock´n roll adolescente, liderados pelo galã Cassidy. Não são só uma banda mas também um grupo de lutadores contra o crime, resolvendo mistérios e prendendo criminosos.

Os garotos são auxiliados por um supercomputador, o Senhor Sócrates, que, estranhamente, tem alergia severa às pulgas do cachorro Elvis, espirrando toda vez que entra em contato com o cachorro.

Cassidy, chamado de Sundance 1, usa um anel especial com um comunicador escondido a fim de manter contato com o Senhor Sócrates. Quando estão tocando, Butch é guitarrista, Merilee toca o tamborim, Stephanie contrabaixo e Wally é o baterista.

O título do desenho foi uma sátira ao filme Butch Cassidy and the Sundance Kid, de 1969, que retrata a vida de dois bandidos no Velho Oeste, interpretados por Paul Newman e Robert Redford.

Micky Dolenz, ex-baterista e vocalista do grupo The Monkees, dublava a voz original de Wally, o baterista da banda.

Personagens
Butch Cassidy
Merilee
Stephanie
Wally
Elvis - cachorro do Wally
Senhor Sócrates - Mr. Socrates (em inglês)


abertura

The Tom and Jerry Show (1975)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Tom and Jerry Show
O Novo Show de Tom e Jerry (PT)
O Novo Festival Tom e Jerry (BR)

Informação geral
Formato Série de desenho animado
Gênero Comédia
Animação
Duração 22-24 minutos
7 minutos por curta
País de origem Estados Unidos Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Iwao Takamoto (criativo)
Produtor(es) executivo(s) Joseph Barbera
William Hanna
Distribuída por Taft Broadcasting (original)
Worldvision Enterprises (anterior)
Great American Broadcasting (anterior)
Turner Entertainment (detentor dos direitos atuais)
Warner Bros. Television Distribution (atual)
Empresa(s) de produção Hanna-Barbera
MGM Television
Exibição
Emissora de televisão original Estados Unidos ABC
Brasil Boomerang Brasil
Portugal RTP
Transmissão original 6 de setembro de 1975 – 13 de dezembro de 1975
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 16 (48 segmentos)
Cronologia

Tom and Jerry
The Tom and Jerry Comedy Show

Disambig grey.svg Nota: Para a série de 2014 de mesmo nome, veja The Tom and Jerry Show (2014).
The Tom and Jerry Show, também conhecido como The New Tom and Jerry Show (no Brasil: O Novo Festival Tom e Jerry), é uma série de televisão animada produzida para as manhãs de sábado pela Hanna-Barbera Productions em associação com a Metro-Goldwyn-Mayer Television em 1975 para o canal ABC com base nos curtas cinematrográficos. Esta série marcou a primeira vez que Tom e Jerry apareceram em desenhos animados produzidos exclusivamente para a televisão.
Ao contrário das demais séries nesta versão Tom e Jerry são amigos e frequentemente estão envolvidos em aventuras juntos semelhante a outros desenhos da época como Zé Colmeia ou Scooby-Doo. Ela já foi transmitida no Brasil pelo programa do Bozo nos anos 80, porém a série nunca voltou a ser reprisada pelo canal depois dos anos 90 e em Portugal foi emitida na RTP.

Essa seria teve varias formatações ao longo de todos esses anos, embora seja de outro estúdio,  Tom e Jerry, nasceram das mãos dos mestes Hanna e BArbera tambem!
abertura
Como essa dupla tem décadas de sucessos, claro que o Baú dos Anos 60,70,80 e 90, iria homenagear, sendo assim segue praticamente todas as aberturas onde em muitas, vocês poderão ver os nomes de Hanna e BArbera, nesa obra classica do desenho animado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário