Spectreman
Spectreman (no Japão:
スペクトルマン
ou Supekutoruman; no Brasil: Spectreman)
é uma série de TV de ficção-científica do
gênero tokusatsu.
Foi exibido originalmente pela TV Fuji entre 2 de janeiro de 1971 e
25 de março de 1972. Criado por Souji Ushio (pseudônimo de
Tomio Sagisu), presidente da extinta produtora japonesa P-Productions, Spectreman teve
63 episódios. No Brasil, a série foi exibida em 1981 á 1982 pela Rede
Record e 1983 até 1990 na TVS (atual SBT).
O seriado
contava a luta do androide Spectreman
contra o genial cientista Gori e seu divertido auxiliar, Karas — ambos
simioides (homens-macaco). Além da tradicional guerra do bem contra o mal, as
aventuras de Spectreman faziam com que o telespectador
refletisse sobre os problemas causados pela poluição. O tema esteve presente em
praticamente todos os episódios — os monstros criados pelo Dr. Gori usavam o
lixo como matéria-prima.
História
"Planeta: Terra.
Cidade: Tóquio.
Como em todas as metrópoles deste planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem
em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E apesar dos esforços
das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as
águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá
intervir? Spectreman!"
Era com a frase
apocalíptica acima que o narrador iniciava cada episódio da série. No primeiro
capítulo, um homem que caminhava pelas tumultuadas ruas da capital japonesa
ouve um chamado. Imediatamente o sujeito olha para o céu e vê, entre as núvens,
uma espécie de espaçonave. Por telepatia, recebe a ordem: “Spectreman, essa é a
voz dos Dominantes. Prevemos uma catástrofe ecológica em plena Baía de Tóquio.
Horário terrestre: 19h. Tua missão é investigar imediatamente. Lembre-se que
não deves revelar tua identidade a nenhum nativo deste planeta. Estás
preparado, Spectreman?”
“Às ordens!”.
Essa era a resposta que permitia ao aparente ser humano chamado Kenji se
transformar no androide Spectreman.
Ele era, na verdade, um robôalienígena
construído pelos Dominantes, habitantes de Nebula 71, asteroide que
navega livremente pelo Universo. Nebula é membro da Federação Universal e tem a
missão de proteger os planetas subdesenvolvidos contra a destruição prematura
devido a causas internas ou externas.
Inicialmente,
Spectreman foi enviado à Terra para salvar a humanidade da destruição causada
pela poluição. Para que o androide não fosse identificado pelos nativos do
planeta, ele tinha a capacidade de se transformar em um ser humano. Além disso,
se empregou na Divisão de Pesquisa e Controle de Poluição, um órgão local
composto por uma equipe de técnicos. O objetivo era facilitar as investigações
que eventualmente precisasse fazer a pedido dos Dominantes.
Mas, já durante
a primeira tarefa, Spectreman se deparou com um monstro gigante que surgiu nas
águas da baía da cidade.
O androide e a população local acreditavam que o ser não identificado era umamutação genética,
resultado do excesso de sujeira na água. Na verdade, o bicho era obra de
dois alienígenas:
os simioides Gori — cuja inteligência superava a de qualquer ser humano — e seu
auxiliar, Karas. Ambos eram originários do planeta Épsilon, localizado na Constelação de
Sagitário, e pretendiam tomar a Terra pra si eliminando os
seres humanos.
A partir daí,
Spectreman recebe a ordem dos Dominantes para proteger o planeta das ações do
Dr. Gori, que não hesitaria em utilizar todo o potencial de sua genialidade na
criação de terríveis monstros.
No último
episódio da série, Dr. Gori é derrotado por Spectreman. Na verdade, não há luta
corporal entre eles. O herói tenta convencer o inimigo que sua notável
inteligência deveria ser posta a serviço do bem, e não para a destruição e
tirania. Gori recusa a oferta dizendo-se velho para suportar tal mudança de atitude,
e que preferia morrer a viver em um planeta com os medíocres humanos. Após
essas palavras, Gori se atira penhasco abaixo, cometendo suicídio e Spectreman
retorna á Nebula 71 depois de cumprir á sua missão na Terra.
Audiência
Spectreman teve
grande êxito de audiência no Japão.
A série provocou, em 1971, o segundo
“kaijyu boom” (explosão de popularidade entre seriados de monstros e afins) ,
além de ter superado a audiência do famoso anime de baseball Kyojin
no Hoshi.
No Brasil,
a primeira exibição de Spectreman foi feita pela TV
Record em 13 de janeiro de 1981 á 15 de dezembro de
1981, á noite no horário das 18:45 até 19:45 eram exibidos 2 episódios todas as
terças - feiras. Porém, não fez muito sucesso. Em 1982 série era apresentada
alternando com Ultraseven na
mesma emissora as tardes. Spectreman conquistou melhores
resultados quando se mudou para a TVS (atual SBT)
em 1983. O início ainda foi fraco, pois era exibido em meio à reprise de Ultraman e Ultraman
Jack .
Em 1986,
o seriado japonês conquistou a audiência dos telespectadores quando foi exibido
nas manhãs dentro do programa Bozo . Spectreman seria
exibido ainda no Tv Poww! e no Show
Maravilha entre 18/10/1988 á 28/04/1990.
A última exibição ocorreu em 1990 no
período de 13/08 á 01/12 as 10:00 no programa Bozonesta
ultima exibição os episódios foram exibidos sem comerciais e somente 56
episódios foram exibidos, não foram exibidos as duas partes dos episódios
" Fúria Cega " e " A Maldição da Feiticeira " e por fim foi
superado em audiência pelos novos tokusatsus Jaspion e Changeman,
na Rede Manchete despedindo
-se da TV Aberta definitivamente.
O herói
Forma física
Spectreman era
capaz de assumir duas aparências físicas distintas:
·
Forma humana - idêntico
a um terráqueo, era um disfarce para ter condições de transitar livremente
entre a população e realizar investigações solicitadas pelos Dominantes. O seu
nome era Kenji. Nesse estado físico, ele não tinha acesso à enorme força e às
armas especiais que possuia quando estava em seu estado natural de robô.
A forma humana era usada também para recarregar as energias perdidas em
combate.
·
Forma robótica - era
o estado físico natural do androide,
usado para combate. O tronco era constituído de uma espécie de couraça escura,
e os braços, as pernas e a cabeça de um material metálico dourado. Nessa forma,
Spectreman tinha acesso a todas as suas funcionalidades alienígenas.
Para se
converter em um dos estados físicos, Spectreman solicitava a transformação aos
Dominantes. Se aprovado, os alienígenas chefes enviavam um raio da Nebula 71 em
direção a Spectreman, que recebia a energia com um ou os dois braços esticados
para cima. Porém, quando não possuia mais energia devido a um exaustante
combate, por exemplo, ele desmaiava e se transformava automaticamente do estado
de combate (robô) para o humano.
O retorno à forma de combate só seria autorizado pelos Dominantes após a
recarga da energia, que era feita gradativamente.
Armas
Spectreman era
um robô fortemente
armado com raios e outros artefatos de ataque e defesa. Ele era capaz de
assumir dois tamanhos: o pequeno, com dimensões próximas a de um ser humano, e
o gigante, ficando maior do que a maioria dos prédios da cidade de Tóquio.
Ele também podia voar naturalmente, sem precisar de outro equipamento para
isso. Entre as armas, destacavam-se:
·
Spectre-Flash - a
sua arma mais potente. Consistia em um raio disparado de suas mãos ou pulso
(dependendo da postura com que ele a acionava). Era utilizado para destruir o
inimigo em definitivo. O feixede
energia gerava uma luminosidade tão forte que foi notada por um apresentador de
TV, que disse, ao vivo: "O ser lançou um espectro em direção ao monstro.
Humm, Spectreman, é isso, esse será o nome dele."
·
Shuriken - espécie
de estrela ninja, eram discos de metal altamente cortantes. Eles ficavam
guardados no cinto, prontos para serem disparados contra o inimigo. Às vezes
podem aumentar de tamanho quando arremessadas.
·
Spectre-Blades -
afiadas lâminas retráteis, localizadas no antebraço.
·
Spectre-Sword
& Shield - espada e escudo enviados pela Nebula 71
quando solicitado (utilizados apenas no episódio 22).
·
Spectre-Gun - espécie
de super-revólver, também enviados pela Nebula 71 quando solicitado (utilizado
apenas no episódio 26).
·
Spectre-Freezer
- Ao ser disparado congela um monstro em
questão de segundos.A primeira vez em que ele foi disparado ou usado foi no
episodio 27 e saia em forma de jato de gelo do alto de sua crista e depois no
episodio 52 ele foi disparado diferente em forma de raio circular ( como um
anel de gelo ).
·
Spectro-Luzes ou Spectro-Visão: acionada
quando seus olhos brilham, serve para enxergar através de corpos fechados ou
vê-los quando estão invisíveis. Utilizou-a apenas em duas ocasiões nos
episódios 17 e 20.
O inimigo[editar | editar
código-fonte]
Gori, ou Dr.
Gori, é original do planeta Épsilon, situado na Constelação de
Sagitário, distante aproximadamente 40 mil anos-luz do Sistema
Solar. Lá, vive uma civilização de homens-macaco
pacíficos e civilizados, de tecnologia muito avançada, visada para o bem comum.
Gori, um genial cientista, detentor de um intelecto muito
acima de qualquer ser humano, foi escolhido como o líder. Porém, ao assumir o
poder, quis construir armas mortíferas para derrubar o governo central de
Épsilon e conquistar planetas pelo Universo. Gori achava que a tecnologia de
sua civilização fora desperdiçada em projetos pacíficos.
O plano foi logo
descoberto e Gori considerado culpado. Como na sociedade dos simióides não
havia pena de morte, a punição seria a alteração da mente do cientista, de
forma que sua maldade fosse eliminada. Antes que isso acontecesse, um oficial
do exército chamado Karas liberta Gori da prisão e ambos fogem em uma nave.
Vagando pelo Espaço, a dupla chega à Terra graças
a uma tempestade eletromagnética.
Gori fica encantado ao ver o planeta. Analisando de perto, descobre que os
seres humanos estavam destruindo seu próprio mundo com a poluição. Indignado,
Gori decide conquistar a Terra, transformando-a em seu paraíso particular.
Gori e Karas iniciam
suas investidas à Terra utilizando apenas sua espaçonave como base. Mais
adiante, os dois alienígenas constroem uma base em solo, escondido no interior
de uma montanha, nos arredores de Tóquio.
Tanto da nave quanto da base, Gori tem dispositivos que o permite construir
seres vivos gigantescos para utilizar como ferramentas de destruição. Como
matéria-prima, utiliza lixo produzido pelos seres humanos.
Produção
A criação do herói
No início
de 1970,
o presidente da P-Productions, Tomio Sagísu, teve a ideia de criar um programa
em que “monstros macacos alienígenas”
seriam vilões e teriam o papel principal. Talvez a inspiração tenha vindo do
mais recente sucesso do cinema americano na época: O Planeta dos
Macacos. O argumento agradou e, em agosto, um episódio piloto de
oito minutos chegou a ser gravado. Nesse teste, intitulado Choujin
Elementman, o herói tinha um visual todo vermelho, bem diferente do que
acabou se tornando Spectreman — a máscara, por exemplo, mostrava a boca do ator .
Já o famoso vilão Dr. Gori não existia nessa versão. No lugar dele, havia
apenas Karas, que viria a ser, na versão definitiva, o divertido assistente de
Gori.
As cenas de ação
do herói eram interpretadas pelo ator Kouji Uenishi, já muito conhecido na
época por encarnar o Ultraseven transformado.
Uenishi acabou permanecendo na versão definitiva da série dando movimentos a
Spectreman e também ao assistente Karas. Em entrevistas à imprensa, o ator
revelou que ia frequentemente ao zoológico estudar a movimentação dos gorilas
para dar vida ao personagem. Para a versão humana do herói, foi escolhido o
ator e carateca experiente
Tetsuo Narikawa.
A proposta da
P-Productions foi aceita pela TV Fuji. Mas, para ir ao ar, a emissora exigiu
algumas alterações, como a máscara do herói, que deveria cobrir toda a cara do
ator. Ajustes feitos, no dia 2 de janeiro de1971,
a série estreava com o título Uchu Enjin Gori (Gori, o
Homem-Macaco Espacial). Passados alguns episódios, porém, telespectadores
reclamaram do nome da série. Foi então que, na aventura 21, ela passa a se
chamar Uchu Enjin Gori Versus Spectroman. A partir do capítulo 40,
viria a se chamar apenas Spectroman (Spectreman é
o título internacional do programa).
Defeitos especiais
Segundo Tomio
Sagísu, houve uma terrível falta de tempo na produção dos primeiros episódios,
causados pelas mudanças de última hora pedidas pela TV Fuji. Tanto que o mostro
Midron, que aparece no episódio 3, era, na verdade, um reaproveitamento da
fantasia utilizada no episódio piloto.
Outro monstro também seria repetido: Zeron, do capítulo 4, veio de outro
projeto da produtora, Jaguarman (1967).
Com o orçamento
muito restrito, a P-Productions teve que improvisar para colocar em prática as
histórias criadas pelos roteiristas. As cidades cenográficas eram feitas
de isopor e
materiais afins. Em uma luta entre Spectreman e algum monstro no meio da cidade
de Tóquio, quase sempre
ambos acabavam atingindo um prédio, que era destruído – ou quebrado, pois era
perceptível a presença das lâminas de isopor branco pintados de cinza.
Outra
dificuldade era produzir as explosões. Feitas artesanalmente, era possível
perceber que não passavam de um punhado de álcool pegando fogo, como numa
churrasqueira.
Produzir os
raios de Spectreman, dos monstros e das armas também era problema. Os feixes de
luz emanados eram feitos com a técnica de raspagem do negativo do filme para
criar um desenho semelhante a um raio, quadro por
quadro. Às vezes, o recurso era abandonado e ouvia-se apenas o som do disparo
dos lasers das armas.
Curiosidades e destaques do enredo
A série trazia
uma interessante ambiguidade.
Apesar de suas ideias imperialistas, o Dr. Gori justificava seus planos de
invadir e dominar a Terra com um
argumento muito racional e atual: os seres humanos estão destruindo o planeta
com a poluição e, por isso, não merecem viver nele. Gori queria extinguir a
população terráquea para recriar as belezas naturais e, claro, ser o mandachuva
do local. Pensando por esse viés, ao defender a Terra dos ataques do inimigo —
que criava monstros ecologicamente corretos, pois usava como matéria-prima o
lixo reciclado —, Spectreman estaria, mesmo sem querer, defendendo as grandescorporações poluidoras
e causadoras do aquecimento global.
Na verdade, o herói tinha consciência da triste consequência de suas
intervenções. Várias vezes ele deixava claro que o ser humano só tinha chance
de sobreviver se cuidasse melhor do planeta. Mesmo assim, por vontade própria e
também por ordem dos Dominantes, Spectreman defendia os terráqueos.
No
episódio "O vampiro do espaço", considerado por muitos
como o melhor da série, cujo clima sombrio lembrava muito alguns episódios
clássicos do Ultraseven, Spectreman enfrenta Vordalac ( Kyudora,
nome original ), uma criatura hematófaga que se alimenta de sangue contaminado.
Spectreman recebe ajuda de um outro alienígena, um raluxiano vindo da
constelação de Ralux ( Paru, nome original) ,que dedicou sua vida a capturar e
destruir Vordalac, mas acabou morrendo na Terra devido a sua debilidade
respiratória provocada pela poluição de nossa atmosfera e também por ter sido
gravemente ferido por Vordalac. Mas foi graças a ajuda desse raluxiano que
Spectreman consegue derrotar a terrível criatura. Curiosidade: foi
o único episódio da série em que o Dr. Gori não apareceu em momento algum.
Os episódios 5 e
6 — O exílio de Spectreman — foram escritos por Kazuo
Koike, conhecido no Brasil pelo
seu trabalho com o famoso mangá Lobo
Solitário .
Na história criada por ele, o herói desafia as ordens dos Dominantes e se
recusa a matar uma família que havia sido abduzida (raptada) pelo Dr. Gori e
estava contaminada por poluentes mortais, com risco de infectar toda a
população. Como punição pela desobediência, Spectreman é desligado e exilado em
outro planeta.
Tetsuo Narikawa é Kenji
O ator Tetsuo
Narikawa (Kenji) era um carateca experiente,
mas esse fato não foi explorado pelos produtores da série. Após abandonar a
carreira de ator, Narikawa deu aulas de karatê no Japão até
seu falecimento, em 1º de janeiro de 2010.
Ele morreu aos 65 anos, vítima de câncer nos pulmões .
Foi, inclusive, fundador e presidente da liga nacional japonesa de karatê.
Versão internacional
A versão de
Spectreman exibida no Brasil é a norte-americana. Essa adaptação para os
estadunidenses acabou sendo comercializada em todo o mundo. Além da dublagem
para a língua inglesa, a série recebeu nova abertura e encerramento e teve
alterações na edição dos episódios.
60 ou 63 Episódios exibidos no Brasil
Os episódios
perdidos do Spectreman foram exibidos no Brasil,o episódio (25 e 26) intitulado
"Uma Arma para Spectreman" ele foi exibido na TV
Record de 1981 á 1982 e tambem foi exibido
pela TVS entre
1983 e 1986 em sua ultima exibição em 1988 á 1990 ele não foi exibido e o
episodio ( 27 ) intitulado " A Arena dos Monstros " foi só exibido
na TV Record em 1981 e
1982 quando serie mudou para a TVS em
1983 este episodio não exibido .
Trilha de sucesso
A trilha musical
da abertura norte-americana tornou-se famosa em todo o mundo. Bandas e músicos
amadores ainda hoje reproduzem em seus shows as batidas rápidas do violão, do
baixo e da bateria nervosa. A trilha, na verdade, é uma versão da música The
First Day Of Forever, do grupo estadunidense The Mystic Moods Orchestra,
famosa entre os anos 70 e 80. A nova letra foi escrita por Jerry Winn, Bob Todd
e Gregory Sill.
Spectreman nos quadrinhos
Em 1983,
a extinta Bloch Editores lançou
em quadrinhos a versão não-autorizada da série, intitulada Spectreman.
A HQ apresentava mudanças em relação ao seriado filmado. As principais eram a
cor do personagem (azul) e a grafia do nome humano do herói (Kenzo). A revista
teve 30 edições em formatinho (13,5
x 19 cm). A revista deixou de ser publicada em 1986 com o fim da exibição
da serie na TV, que só voltaria ao ar novamente em 1988,mas á Bloch Editores
não voltaria atrás na sua decisão do cancelamento da revista em si. .
Na versão em quadrinhos a Bloch Editores contratou Carlos Araújo - escritor,
músico e publicitário, hoje diretor de produção e conteúdo no Canal 36, tv a
cabo em Volta Redonda (RJ) -, responsável pelos argumentos e roteiros e o
estúdio do desenhista brasileiro Eduardo Vetillo. O desenhista Edmundo
Rodrigues, criador de "Jerônimo, o Herói do
Sertão",personagem principal de uma radionovela popular, depois
adaptada como telenovela, era o diretor da área infanto juvenil da Bloch
Editores.
Spectreman ganhou
também uma versão mangá com nove volumes tankobon ,
produzida por Daiji Kazumine e
o próprio Souji Ushio.
Elenco e dublagem
Muitos dos
dubladores da versão brasileira viriam a dublar o seriado Chaves ,
algum tempo depois. Confira, a seguir, a relação dos personagens e seus
respectivos atores e dubladores.
Personagem Original
|
Personagem
|
Ator
|
Dublador
|
Joji Gamou
|
Kenji
|
Luís Nunes
|
|
Boss Kurata
|
Chefe Kurata
|
Tohru Ohira
|
|
Toshio Arito
|
Ota
|
Koji Ozaki
|
|
Shinkichi Kaga
|
Kato
|
Takamitsu Watanabe
|
João Paulo Ramalho
|
Koji Ota
|
Wada
|
Kazuo Arai
|
|
Rie Endoh
|
Minnie
|
Machiko Konishi
|
|
Mineko Tachibana
|
Chieko
|
Sakurako Shin
|
|
Midori Sawa
|
Yumi
|
Rumi Gotoh
|
|
Hiromi Yanagida
|
Kimie
|
Taeko Sakurai
|
|
Hakase Gori
|
Dr.Gori
|
Takanobu Tohya
|
|
Enjin Rah
|
Karas
|
Koji Uenishi
|
Osmiro Campos
|
Spectroman
|
Spectreman
|
Koji Uenishi
|
Luís Nunes
|
Nebula
|
Dominantes
|
Koji Kobayashi
|
João Ângelo
|
Nareta
|
Narrador
|
Koji Kobayashi
|
Spectreman foi
dublado nos estúdios da TVS e a
empresa que foi responsável pela a dublagem foi a extinta Com-Arte- São Paulo.
Staff
Logo abaixo,
confira os nomes dos profissionais que trabalharam nos bastidores de Spectreman:
Equipe Japão
Função
|
Profissional
|
Criação
|
Tomio Sagisu
|
Produção
|
Tomio Sagisu
|
Direção
|
Higuchi Higuchi, Kanji Otsuka,
Keinosuke Tsuchiya, Kôichi Ishiguro, Takeo Sakai, Yasuharu Hasebe
|
Roteiro
|
Susumu Taka-Ku, Haruya Yamazaki e
Masaki Tsuji
|
Efeitos especiais
|
Tomio Sagisu, Tetsu Matoba, Takeo
Sakai, Nobuo Yajima e Koichi Ishiguro
|
Edição
|
Onishi, Satoru Kazono
|
Música
|
Miyauchi Kunio e Naohiko Terashima
|
Direção de fotografia
|
Isamu Kakita, Shoji Horikawa,
Yoshinobu Takahashi
|
Iluminação
|
M. Kondo
|
Figurino
|
Yuichi Ishikawa
|
Equipe Estados Unidos
Função
|
Profissional
|
Produtor associado
|
Mel Welles
|
Produção associada
|
Fuji Telecasting Co. Ltd.
|
Produção
|
Richard L. Rosenfeld
|
Direção
|
Mel Welles
|
Assistente de direção
|
Morley L.
Rosenfeld, John Thompson, Charles Howerton
|
Edição
|
Alan
Geik/Stanley J. Sheff
|
Assistentes de edição
|
Elaine Kolb,
Susan Marcinkus, Karen Wilson
|
Pós-produção
|
Stanley J. Sheff
|
Adaptações de tela
|
Mel Welles,
Ruth Carter, Charles Howerton
|
Desenho de abertura
|
Howard A. Anderson Co.
|
Supervisão musical
|
Colgems - EMI Music
|
Trilha de abertura (letra)
|
Jerry Winn,
Bob Todd, Gregory Sill
|
Som
|
Quality Sound, Inc.
|
Merchandising
|
Selwyn Rausch
|
Episódios
Característica
rara até mesmo para as séries mais recentes, as histórias de Spectreman quase
sempre eram divididas em dois episódios, chamados, no Brasil, de "Primeira
Parte" e "Epílogo". No final
da primeira parte, o narrador chamava a atenção do telespectador para que ele
não deixasse de conferir o desfecho da história, que viria a acontecer no
capítulo seguinte.
Os episódios em portugues
podem ser encontrados no site da apple em https://itunes.apple.com/app/spectreman/id982805841
Tema de Abertura:
Nenhum comentário:
Postar um comentário