sábado, 6 de junho de 2020

Carros com os maiores motores

Fonte: Uol


Se a indústria automotiva no momento busca cada vez mais diminuir seus motores e deixa-los mais eficientes para controlar as emissões, já houve um tempo em que isso não era uma preocupação. E mesmo fazendo um carro se tornar pesado demais ou pouco econômico, fabricantes investiam pesado no conceito em nome do desempenho. Veja aqui alguns dos principais exemplos na história:


The Beast (27,0 litros)

Um chassi foi especialmente concebido para a construção desta monstruosidade. O proprietário colocou nele um propulsor V12 de 27 litros da Rolls-Royce utilizado em aviões. Em 1970, quando foi construído, o modelo de 1.000 cv se tornou o carro de rua mais potente de todos os tempos, chegando a quase 300 km/h. Os tempos mudaram, mas suas arquitetura continua sendo bastante peculiar. 





Cadillac Eldorado (8,2 litros)

O Eldorado foi lançado em 1953, mas foi sendo atualizado ao longo dos anos e em 1970 teve seu motor aumentado para 8,2 litros, produzindo modestos 400 cv. Obviamente, o propulsor acabou sendo estrangulado pelas leis nos anos seguintes devido a sua alta emissão. Em 1976, o motor dispunha de apenas 190 cv. 



Michelin PLR

Pensado para ser um protótipo de carro para testar compostos de pneus, o PLR da Michelin era baseado no Citroën DS, tinha dois motores Chevrolet big block e nada menos que dez rodas. Ele pesava 9.500 kg e foi apelidado de centopeia.